-
Arquitetos: T-Architects
- Área: 5900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nikoloz Maisuradze
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em um dos bairros mais "prestigiados" de Tbilisi, na Geórgia, a cerca de 150 metros do Parque Vake. Uma cidade onde as crises econômicas e políticas causadas pela queda da URSS nos anos 90 tiveram um forte impacto no seu tecido urbano.
Ao mesmo tempo, o surgimento do capitalismo revelou novos paradigmas no contexto da ausência de uma política urbana em questões de projeto. Eventualmente, objetos com pretensão de individualidade e iconicidade começaram a aparecer na ordem urbana existente. Esses processos tiveram um grande impacto afetando principalmente as áreas próximas ao parque.
Outrora uma área residencial de baixa intensidade, hoje se tornou uma colagem eclética de edifícios residenciais de vários andares. Com este projeto, procuramos trazer um sinal de ordem em um espaço existente, caótico e ecleticamente desenvolvido. O edifício é apresentado por uma fachada modular modernista inclinada a partir do 6º andar.
A inclinação amplia o espaço da rua e a vista do edifício de seis andares. A solução ordenada da entrada, por outro lado, traz de volta a sensação de ritmo à rua. Os materiais utilizados também fazem parte do diálogo com o lado eclético do contexto. A fachada é revestida com peças de granito cinza, enquanto os guarda-corpos são de vidro.
Soluções arquitetônicas e o uso de materiais juntos estabelecem um precedente para a ordem em um contexto caótico existente. O edifício é composto por 14 pavimentos superiores e 2 subsolos com funções mistas. Os primeiros dois pavimentos destinam-se a escritórios e utilização comercial enquanto o restante do edifício é destinado a espaços habitacionais. Os níveis subterrâneos contêm estacionamento para vinte carros. O volume total do edifício é de 5900 m² (1.000 m² subterrâneos e 4.900 m² acima do solo).